Apr
21,
2025
A Google tem como prioridade a proteção dos seus utilizadores, independentemente da área em que atuem. Para isso, investe continuamente no ...
Tecnologia e Papelaria para simplificar o seu dia!
Tecnologia e Papelaria para simplificar o seu dia!
Em 2024, a Google bloqueou impressionantes 5,1 mil milhões de anúncios e suspendeu mais de 39,2 milhões de contas de anunciantes, segundo o seu mais recente Relatório de Segurança de Anúncios divulgado esta semana. Este aumento significativo nas medidas de fiscalização deve-se sobretudo à crescente ameaça representada por conteúdos gerados por inteligência artificial, esquemas de representação enganosa e abusos da sua plataforma publicitária.
Um dos focos da Google foi o uso da IA generativa para criar vídeos deepfake, nos quais celebridades e figuras públicas são falsamente retratadas para promover fraudes. Como resposta, a empresa suspendeu de forma permanente mais de 700.000 contas de anunciantes que violaram as suas políticas, sobretudo relacionadas com fraudes baseadas em IA.
Para enfrentar estes desafios, foi criada uma equipa especializada com mais de 100 peritos dedicados a identificar estes esquemas e desenvolver estratégias eficazes para os combater. Entre as medidas implementadas, destaca-se a atualização da política de deturpação, permitindo suspensões mais rápidas e rigorosas a anunciantes que recorram a este tipo de práticas.
Estas medidas rigorosas resultaram numa redução de 90% nas denúncias de anúncios fraudulentos ao longo do último ano. Apesar dos bons resultados, a Google continua empenhada em antecipar e prevenir novos esquemas. Embora a inteligência artificial esteja a ser usada por cibercriminosos para criar fraudes mais sofisticadas, também tem sido uma aliada poderosa para aplicar as políticas da empresa e monitorizar conteúdos em páginas de editores.
Só em 2024, foram introduzidas mais de 50 melhorias nos modelos de machine learning da Google, com o objetivo de identificar ameaças emergentes antes mesmo de chegarem aos utilizadores. Além das suspensões de contas, a empresa bloqueou ou removeu anúncios em várias categorias, com destaque para:
193,7 milhões de anúncios relacionados com serviços financeiros
146 milhões ligados a jogos de fortuna ou azar
122,5 milhões com conteúdo para adultos
104,8 milhões sobre temas de saúde
A Google também atuou ao nível dos editores, aplicando as suas políticas a grande escala: foram registadas violações em mais de 1,3 mil milhões de páginas web e 220.000 sites. No campo da publicidade eleitoral, também se notou uma fiscalização reforçada. Em 2024, foram verificados 8.900 novos anunciantes eleitorais e removidos 10,7 milhões de anúncios provenientes de contas não verificadas.
Comments : 0